curadoria e montagem: Pedro Aspahan

É com alegria que convidamos todas e todos para a abertura da exposição “Os Cantos dos Saberes Tradicionais” que organizamos para o Festival de Verão da UFMG e que vai acontecer na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, entre os dias 11 e 14 de fevereiro de 2019, das 20h às 23h.

Sinopse

A exposição digital ou video instalação “Os Cantos dos Saberes Tradicionais” reúne vídeos que registram cantos das mestras e mestres dos saberes tradicionais das culturas populares brasileiras, afrodescendentes e indígenas, mestras e mestres dos terreiros, dos quilombos, da terra, do canto e da música, que participaram do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

A ideia é que o canto diverso dessas mestras e mestres, possa contaminar a cidade, colocando as pessoas que circulam pela Praça da Liberdade em contato com o mundo singular que eles expressam.


A fachada vai projetar sobre o mundo da cidade, um outro mundo possível, marcado pela alteridade e pelo contato com a ancestralidade, fazendo coexistir no espaço urbano, aqueles que estão, muitas vezes, excluídos dos sistemas eurocêntricos de representação, e que lutam, a cada dia, para resistir à constante ameaça de destruição e aniquilamento, própria dos tempos atuais, tão intolerantes com a diferença.


Os videos são intercalados com diversas imagens de plantas, sugerindo um diálogo próximo às cosmogonias que a natureza inspira nesses povos.


Curadoria e Montagem: Pedro Aspahan


Programação do sistema de exibição: Luiza Bragança

Coordenação do setor de audiovisual do Espaço do Conhecimento: Vitor Amaro

Coordenação geral do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG: César Guimarães


Mestras e Mestres participantes dessa exposição
– Mestras Xakriabá: Lourdes Seixas Evarista, Dona Rosa Seixas Ferro Bezerra, Isabel Cavalcante Bezerra (Terra indígena Xakriabá
São João das Missões, MG)
– Mestra Pedrina Lourdes dos Santos (Capitã da Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira, MG)
– Mestre Naldim (Arnaldo de Lima, Quilombo Custaneira, PI)
– Mestre Lazinho e Mestre Cuta (Capão Grosso, MG e Quilombo do Açude, MG)
– Mestra Sebastiana de Oxóssi (Quilombo Carrapatos da Tabatinga, Bom Despacho, MG)
– Mestre João do Pife (Caruaru, PE)
– Mestre Bengala da Comunidade dos Arturos (Contagem, MG)
entre outros.

mais informações em:

http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/programacao/espaco-do-conhecimento-ufmg/7765-festival-de-verao-ufmg-exibicao-no-espaco-do-conhecimento-leva-os-saberes-tradicionais-para-a-praca-da-liberdade

Categories: blog