Publicações de mestras e mestres
Davi Kopenawa e Bruce Albert
“O que chamamos de xawara são o sarampo, a gripe, a malária, a tuberculose e todas as doenças de brancos que nos matam para devorar nossa carne. Gente comum só conhece delas os eflúvios que as propagam. Porém nós, xamãs, vemos também nelas a imagem dos espíritos da epidemia, que chamamos de xawarari. Esses seres maléficos se parecem com os brancos, vestidos com roupas, óculos e chapéus, mas estão envoltos numa fumaça densa e têm presas afiadas.”
Davi Kopenawa nasceu em 1956, no alto do rio Tootopié localizada na floresta amazônica em fronteira com a Venezuela, aonde vivenciou a dizimação do seu povo pelas doenças trazidas através dos garimpeiros em 1959 até 1967.
Ele é xamã, escritor e presidente da Hutukara, Associação Yanomami fundada em 2004, em defesa dos direitos do povo Yanomami, além de ativista contra o garimpo ilegal na Amazônia desde 1980.
Bruce Albert nasceu no Marrocos em 1952. É doutor em Antropologia pela Universidade de Paris, além de grande parceiro de Davi Kopenawa em defesa da vida dos Yanomami.
Albert também contribuiu com a fundação da ONG Comissão pró-Yanomami que homologou, em 1992, o reconhecimento da ocupação territorial dos povos Yanomami pelo governo brasileiro.
Foto de Gabrieu Augusto de set de filmagens do projeto de extensão Memórias da Capoeira…
Matrículas para duas disciplinas da Formação Transversal em Saberes Tradicionais no primeiro semestre de 2025!…
Lançamento do livro Quilombola: Lamento de um Povo Negro da Mestra Maria Luiza Marcelino, pela…
fotos por Pedro Aspahan Serra do Padeiro, BA É com enorme alegria que publicamos hoje…
Neste segundo semestre de 2024, ofereceremos três disciplinas pelo Programa de Formação Transversal em Saberes…
É com alegria que anunciamos que nosso longa "O Encantar das Folhas" (dir. César Guimarães…