com
Babau Tupinambá
Nailton Pataxó
Genito Gomes
Johnn Nara Gomes
Hayó e Ãngohó Pataxó
Cícera Guajajara da Silva
Marcilene Guajajara
Marinalva e Kezia Pataxó

Encontros quinzenais | quartas-feiras | de 14h às 17h30

Ementa

1) DIREITO À EXISTÊNCIA – TERRITÓRIOS E CONFLITOS

Oferecido de maneira partilhada pelas formações transversais em Saberes Tradicionais e Direitos Humanos, o curso tem dois códigos. A matrícula deve ser feita em um OU em outro:

UNI 050 – Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais: Direito à Existência – Territórios e Conflitos OU UNI 111 – Tópicos em Direitos Humanos B: Perspectivas Contemporâneas B: Direito à existência, territórios e conflitos.

EMENTA: A disciplina propõe a aproximação com um conjunto amplo de mestres e mestras indígenas de diversos povos (Tupinambá, Pataxó, Kaiowá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Guajajara) que atuam, de diferentes formas e a partir de distintos saberes, nas lutas de retomada e demarcação de seus territórios originários, bem como nas lutas contra poderes econômicos e políticos que ameaçam e agem contra suas vidas e seus direitos, como o agronegócio e a mineração.

Professores parceiros: Luciana Oliveira e César Guimarães (FAFICH); Maria Fernanda Salcedo Repolês (Faculdade de Direito) e André Luiz Freitas Dias (FAFICH).