Quilombo Saco-Curtume, PI

Disciplina
Confluências quilombolas contra-colonização (2017.1)

Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, nasceu em 10/12/1959, no Vale do Rio Berlengas, antigo povoado Papagaio, hoje município de Francinópolis/PI.

É lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí, PI).

Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é atualmente membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

Possui ensino fundamental completo e faz parte da primeira geração da família da sua mãe que teve acesso à alfabetização.

Tem um grande gosto pela escrita poética, pois desde muito cedo precisou desenvolver sua habilidade de traduzir para a linguagem escrita das cartas os sentimentos as sabedorias e as vivências de seus parentes e vizinhos.

Poeta, escritor e intelectual que prefere ser chamado de relator de saberes, é autor de inúmeros artigos e poemas, bem dos livros Quilombos, modos e significados (2007); e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015).

Também foi professor e mestre convidado do projeto Encontro de Saberes na Universidade de Brasília.

Categories: Mestras e Mestres