Ervanário São Francisco, Sabará, MG
Disciplina
Artes e ofícios dos saberes tradicionais: curas e cuidados (2017.1)
Aparecida Ana de Arruda Vieira, mais conhecida como Tantinha é uma mulher forte guerreira, – mãe, raizeira, grande conhecedora das plantas medicinais e fitoterapia. Inicialmente com a profissão de costureira e mais tarde por necessidade de cuidar da saúde de sua família resgata dentro de si a herança deixada por sua avó raizeira. O inicio se deu com curso ministrado pelo Frei Capuchinho na Igreja próximo a sua casa. Porém Fernando seu marido foi contra e por muitas vezes até mesmo dificultou seu acesso à formação, entre tanto mostrando sua sabedoria, Tantinha expõe á seu marido a importância das plantas para cuidar de sua família, e o mesmo começa a fazer os cursos com ela.
A partir daí surge o Ervanário São Francisco de Assis, com o intuito de ajudar famílias do Alto Vera Cruz, bairro da periferia de Belo Horizonte, devido a dificuldades de acesso a saúde publica de qualidade. Posteriormente, com o crescimento urbano e dificuldades de acesso às plantas, o Ervanário é transferido para Sabará (MG), dando continuidade aos trabalhos.
Mais tarde, Tantinha aprende sobre medicina popular e começa fazer o xarope de umbigo de bananeira, para tratar bronquite (o mesmo dado a seu filho que melhorou as crises). Alia-se a Articulação Pacari, coletivo das raizeiras do cerrado, e inicia a defesa para o direito consuetudinário da medicina tradicional praticada pelas raizeiras. Com o passar dos anos ela começa a dar cursos sobre alimentação integral e uso das plantas medicinais na saúde da família, aumentando consideralvemente a cartela de produtos naturais produzidos e comercializados em feiras como a Terra Viva, feira agroecológica semanal que reúne diversos produtores de Belo Horizonte e região.
Foto de Gabrieu Augusto de set de filmagens do projeto de extensão Memórias da Capoeira…
Matrículas para duas disciplinas da Formação Transversal em Saberes Tradicionais no primeiro semestre de 2025!…
Lançamento do livro Quilombola: Lamento de um Povo Negro da Mestra Maria Luiza Marcelino, pela…
fotos por Pedro Aspahan Serra do Padeiro, BA É com enorme alegria que publicamos hoje…
Neste segundo semestre de 2024, ofereceremos três disciplinas pelo Programa de Formação Transversal em Saberes…
É com alegria que anunciamos que nosso longa "O Encantar das Folhas" (dir. César Guimarães…