Disciplina realizada na Terra Indígena Xacriabá, São João das Missões, MG.

Mestras
Lourdes Evaristo
Libertina Ferro
aldeia xacriabá de Caatinguinha, MG

Assistentes
Edvaldo Sousa
Ernesto Bezerra
José Barbosa
aldeia xacriabá de Caatinguinha, MG

Professores parceiros
Adriano Marques Correa
Arquitetura

Marcos Bortolus
Engenharia Aeroespacial

Lívia Pancrácio
Enfermagem

Juliana Correa
doutoranda PPGAN

Grupo de Pesquisa convidado
“Morar Indígena”
EA/UFMG
3 bolsistas acompanharão o trabalho na Aldeia Xacriabá da Caatinguinha

Ementa
O curso se dedicará a construir um espaço coletivo para práticas da cultura Xacriabá na aldeia da Caatinguinha, na Escola da Reserva, no município de São João das Missões, servindo-se das técnicas de construção tradicionais da comunidade e da pintura de Toá. Este segundo tempo da disciplina Arquitetura e Cosmociência Xacriabá consiste em passarmos 12 dias na Reserva Xacriabá, no município de São João das Missões, construindo com eles um espaço de apoio às práticas culturais desenvolvidas na escola local, – como parte da disciplina “Cultura Indígena”, que acontece regularmente na Escola da Reserva. Realizarmos este trabalho na Reserva, junto à comunidade Xacriabá, proporcionará aos nossos estudantes a possibilidade de convívio diário com o trabalho, os modos e as práticas cotidianas 
de construção, formação e educação que existem na comunidade Xacriabá. O que proporcionará, para nós da UFMG e para os Xacriabás, inúmeras outras possibilidades de troca e aproximação da cosmologia, dos modos de vida e relações comunitárias praticadas por esta comunidade indígena. 
Após a experiência de construirmos juntos (de setembro a outubro de 2015) com os mestres indígenas uma casa tradicional de pau-a-pique na Faculdade de Educação da UFMG, aprendermos e experimentarmos a arte da pintura de Toá (pintura de caráter efêmero feita sobre a superfície interna e externa das construções), este segundo tempo acontece como um aprofundamento e uma contrapartida nossa, produzindo na Reserva um espaço necessário à escola local, além de proporcionar aos jovens indígenas da Aldeia a experiência construtiva de praticar, aprender e preservar os saberes da cultura Xacriabá.

Código: UNI053
Período: julho 2016
Carga horária: 90 horas
Vagas: 24 (12 vagas distribuídas para estudantes da EA-UFMG, e 12 vagas distribuídas entre estudantes das demais escolas da UFMG).