Código: UNI 050
Semestre: 2023/02
DEPARTAMENTO(S) OFERTANTE(S) / UNIDADE ACADÊMICA
Departamento de Comunicação Social – FAFICH;
Departamento de Análise Crítica e Histórica – Escola de Arquitetura;
Departamento de Projetos – Escola de Arquitetura.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 90h – CRÉDITOS: 6 – NATUREZA: OPTATIVA

COM OS MESTRES
Joelson Ferreira de Oliveira
Cacique Babau
Cacique Nailton Pataxó

PROFESSORES PARCEIROS
André Brasil
César Guimarães
Renata Marquez
Ana Paula Baltazar
Wellington Cançado

EMENTA

“Nossa palestra é andando”, disse Cacique Babau, nos convidando a compor uma escola territorializada e aplicada ao caminhar e ao experimentar junto à terra. A disciplina Saberes Tradicionais Artes e Ofícios: Saberes e fazeres da terra propõe o deslocamento da viagem para caminhar e experimentar os saberes e fazeres da terra junto àqueles que os compartilham, especificamente os doutores por Notório Saber titulados na UFMG em 2022 Joelson Ferreira de Oliveira, Cacique Babau e Cacique Nailton Pataxó, que nos receberão em seus respectivos territórios de atuação: o Assentamento Terra Vista, a Terra Tupinambá Serra do Padeiro e a Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu (Sul da Bahia).

OBSERVAÇÃO

A disciplina está dividida em 3 turmas:
– UNI 050: Saberes Tradicionais Artes e Ofícios: Saberes e fazeres da terra (A): Professores: André Brasil; César Guimarães; Renata Marquez; Ana Paula Baltazar; Wellington Cançado.
– UNI 050: Saberes Tradicionais Artes e Ofícios: Saberes e fazeres da terra (B): Professores: André Brasil; César Guimarães; Renata Marquez; Ana Paula Baltazar; Wellington Cançado.
– UNI 050: Saberes Tradicionais Artes e Ofícios: Saberes e fazeres da terra (C): Professores: André Brasil; César Guimarães; Renata Marquez; Ana Paula Baltazar; Wellington Cançado.

Ela consistirá em um viagem aos territórios de três mestres que receberam o título de Notório Saber pela UFMG, no sul da Bahia: Joelson Ferreira (Assentamento Terra Vista), Cacique Babau (Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro) e Nailton Pataxó (Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu), e será realizada no período de 04 a 15 de outubro de 2023.

ATENÇÃO: As pessoas interessadas devem ter disponibilidade para a viagem nesse período (ainda dependendo da confirmação do transporte). Esta disciplina não incluirá a data no sistema para não se sobrepor à matrícula de outras disciplinas, mas cabe às pessoas interessadas garantir que não terão seu desempenho prejudicado em outras disciplinas, estando cientes de que não há possibilidade de abono de faltas e que o limite máximo de faltas é 25% da carga horária. Após a matrícula, os professores se reunirão com as pessoas matriculadas para explicarem a natureza das atividades a serem desenvolvidas na disciplina e as condições para a sua realização. Solicitamos a todos e todas que garantam o engajamento e a disponibilidade para atender às especificidades da disciplina.

OBJETIVO

Viagem para visita e realização de atividades coletivas a serem conduzidas pelos doutores por Notório Saber titulados na UFMG em 2022, Joelson Ferreira de Oliveira, Cacique Babau e Cacique Nailton Pataxó. O roteiro é direcionado principalmente aos seus respectivos territórios de atuação: o Assentamento Terra Vista, a Terra Tupinambá Serra do Padeiro e a Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu (Sul da Bahia), mas incluirá também mestres e mestras que compõem o trajeto, em diálogo com eles. Estão previstos cinco eixos de atividades, relacionadas aos seguintes temas: (1) Agrofloresta; (2) Fitoterapia; (3) Bioconstrução; (4) Chocolate; e (5) Terra indígena.
As atividades promoverão o encontro, a escuta, o debate e a produção de conteúdos relacionados à presença e à proposta epistêmica impulsionada por elas e eles.

Os alunos devem estar disponíveis para viajar entre 04 a 15 de outubro de 2023.

METODOLOGIA

Oficinas temáticas, rodas de conversa e registro audiovisual das atividades. Para acompanhar, escutar, relatar e contribuir nas atividades propostas, a turma será dividida em grupos de trabalho, reunidos por temáticas ou tarefas concretas em torno dos objetivos específicos.

CRONOGRAMA
De 04 a 15 de outubro de 2023.

04 de outubro – quarta-feira
Saída de ônibus.

05, 06, 07, 08 e 09 de outubro
Atividades no Assentamento Terra Vista.

09 e 10 de outubro
Atividades na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu.

11, 12 e 13 de outubro
Atividades na Terra Indígena Tupinambá Serra do Padeiro.

14 de outubro – Sábado
Retorno de ônibus para chegada no dia 15 de outubro.