CÓDIGO: UNI 099 – 2023/02
DEPARTAMENTO(S) OFERTANTE(S) / UNIDADE ACADÊMICA:
Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (Decae) – Faculdade de Educação (FaE)
CARGA HORÁRIA TOTAL: 30 h/a CRÉDITOS: 2 NATUREZA: ( ) OBRIGATÓRIA ( x ) OPTATIVA

COM A MESTRA
Dona Liça Pataxoop

PROFESSOR PARCEIRO
Paulo Maia

EMENTA
O clima da educação e das artes nos territórios indígenas; O que é e o que pode ser feito com um têhêy?; Incursão guiada por Dona Liça Pataxoop pelos “Têhêy – pescaria de conhecimento”: imagens que ensinam sem a escrita de palavras, somente pela oralidade, a “ciência da terra”; Contextualizando alguns “valores”, modos de ensinar e aprender no território/aldeia/escola pataxoop [pataxó] de Muã Mimãtxi: Na terra cada um tem o seu lugar de vida; A alegria de quem é vivo e se movimenta com a natureza; O manejo de cuidar da terra; Tudo na natureza vive acompanhado; As plantas ajudam a terra a ficar bonita; A força dos brotos; A fartura; Plantio é a alegria da terra; Compartilhar e ajudar os animais; Camaradagem; A alegria e a liberdade Pataxó com a natureza.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos cursistas uma longa incursão, detalhada e exploratória, pelos “têhêy de pescaria de conhecimento” de Dona Liça Pataxoop. Método desenvolvido pela professora para ensinar e aprender no território/aldeia/escola Muã Mimãtxi (Itapecerica-MG) através de imagens/desenhos coloridos elaborados com esmero e detalhismo sobre diferentes temáticas que narram histórias e guardam memórias, ciências e valores ancestrais, frutos da relação com diferentes tipos de parentes, temporalidades e territórios.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Apresentar e promover uma discussão coletiva sobre as relações entre educação e arte nas escolas e territórios indígenas, em especial, em Muã Mimatxi e seu diálogo com as universidades.

Apresentar e promover uma discussão coletiva sobre o papel da educação e das artes, em especial as indígenas, para o enfrentamento da urgência das crises climáticas e do antropoceno.

METODOLOGIA
O curso será orientado pela mesma metodologia utilizada por Dona Liça em suas aulas de Uso do Território na escola de Muã Mimatxi. Exploraremos portanto a utilização de “têhêys de pescaria de conhecimento” que se apoia no uso de imagens/desenhos como “metodologia diferenciada” que ensina sem a escrita das palavras, somente pela escrita das imagens e oralidade. Será indicada ainda uma bibliografia básica e complementar de apoio ao curso.

CRONOGRAMA
05 de setembro (terça-feira)
Aula Inaugural com o Professor parceiro – Paulo Maia

07 de setembro (quinta-feira) FERIADO

12 de setembro (terça-feira)
Aula 1 com Dona Liça Pataxó

14 de setembro (quinta-feira)
Aula 2 com Dona Liça Pataxoop

19 de setembro (terça-feira)
Aula 3 com Dona Liça Pataxoop

21 de setembro (quinta-feira)
Aula 4 com Dona Liça Pataxoop

26 de setembro (terça-feira)
Encerramento com o Professor parceiro – Paulo Maia