É com imensa alegria que damos essa notícia!
Sueli Maxakali, Joelson Ferreira de Oliveira e Dirceu Ferreira Sérgio receberam o Título de Notório Saber na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) realizada em 9 de setembro de 2021. O título, equivalente ao grau de Doutor, foi concedido por unanimidade de votos.
Ao reconhecer os saberes dos povos indígenas e afro-brasileiros, a UFMG realiza um gesto descolonizador e dá um passo decisivo em suas políticas de inclusão. Agradecemos vivamente a todas e todos – professores, estudantes, pesquisadores e gestores – que, coletivamente, tem participado desse processo que abre nossa universidade aos modos de vida, de criação e de pensamento não-eurocêntricos.
Sueli Maxakali, educadora, cineasta, escritora e liderança da Aldeia Verde (MG), recebeu o título de Doutora em Letras: Estudos Literários.
Joelson Ferreira de Oliveira, agricultor, liderança do Assentamento Terra Vista (BA) e da Teia dos Povos, recebeu o título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo.
Dirceu Ferreira Sérgio, capitão regente da Guarda de Moçambique da Irmandade do Quilombo Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis (MG), recebeu o título de Doutor em Estudos do Lazer.
A concessão do título de Notório Saber foi regulamentada pela Resolução Complementar do Conselho Universitário n. 01/2020, de maio de 2020.
Acesse aqui a resolução e saiba mais sobre o processo de concessão do notório saber:
Foto de Gabrieu Augusto de set de filmagens do projeto de extensão Memórias da Capoeira…
Matrículas para duas disciplinas da Formação Transversal em Saberes Tradicionais no primeiro semestre de 2025!…
Lançamento do livro Quilombola: Lamento de um Povo Negro da Mestra Maria Luiza Marcelino, pela…
fotos por Pedro Aspahan Serra do Padeiro, BA É com enorme alegria que publicamos hoje…
Neste segundo semestre de 2024, ofereceremos três disciplinas pelo Programa de Formação Transversal em Saberes…
É com alegria que anunciamos que nosso longa "O Encantar das Folhas" (dir. César Guimarães…