foto: Ricardo Laf
com
Pai Geraldo, Nádia Akawã Tupinambá, Pai Ricardo de Moura dentre outros
Esse Dossiê foi produzido com a colaboração de mestras e mestres tradicionais além de pesquisadores ligados às culturas de matriz afro-brasileira e indígena. O dossiê foi promovido pela coleção Cultura e Pensamento da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
O texto aborda os conhecimentos diversos dos povos tradicionais e suas práticas no espaço urbano, com especial destaque para a importância das plantas sagradas para essas práticas.
Como afirma o texto de apresentação escrito pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte:
A promoção do patrimônio cultural conformado pelos modos de vida dos povos tradicionais afro-brasileiros e indígenas, sobretudo em sua relação com as plantas, constitui o fio condutor do projeto Jardins do Sagrado: cultivando insabas que curam.
Este projeto é estruturado no âmbito da política de proteção ao patrimônio cultural do município e constitui-se uma ação de salvaguarda dos bens culturais de matriz africana e indígena, reconhecidos como patrimônio imaterial pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, a saber: os quilombos Mangueiras, Luízes, Manzo Ngunzo Kaiango; a Irmandade Nossa Senhora do Rosário do Jatobá; o terreiro de candomblé Ilê Wopo Olojukan e as Festas de Pretos Velhos e Iemanjá. Nesse projeto, as práticas culturais relacionadas aos saberes no manejo e uso cultural das plantas assumem papel central para a estruturação de ações que fomentem a manutenção desses saberes que permeiam esses bens culturais da cidade.
Foto de Gabrieu Augusto de set de filmagens do projeto de extensão Memórias da Capoeira…
Matrículas para duas disciplinas da Formação Transversal em Saberes Tradicionais no primeiro semestre de 2025!…
Lançamento do livro Quilombola: Lamento de um Povo Negro da Mestra Maria Luiza Marcelino, pela…
fotos por Pedro Aspahan Serra do Padeiro, BA É com enorme alegria que publicamos hoje…
Neste segundo semestre de 2024, ofereceremos três disciplinas pelo Programa de Formação Transversal em Saberes…
É com alegria que anunciamos que nosso longa "O Encantar das Folhas" (dir. César Guimarães…