Aula de abertura com Cacique Babau

Aula de Abertura do Curso Direito à Existência – Territórios e Conflitos, com a ilustre presença do Cacique Babau, liderança Tupinambá da Serra do Padeiro.

ROSIVALDO FERREIRA DA SILVA, mais conhecido como CACIQUE BABAU, da aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença (sul do Estado da Bahia), é uma grande liderança indígena que se destaca pela sua atuação na denúncia das violações dos direitos indígenas.

Ele está inserido no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (SDH/PR) por sofrer constantes ameaças de morte, tendo sido preso ilegalmente quatro vezes.

Babau recebeu a Comenda Dois de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia, a Medalha Chico Mendes de Resistência (por indicação da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ), bem como o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Tais títulos atestam o engajamento do Cacique Babau na luta pelo reconhecimento e pela garantia dos direitos humanos, destacando-se nas lutas antirracistas e pela autonomia, autossuficiência e bem viver dos povos e comunidades tradicionais no Brasil.

Categories: Cursos Online