Publicações de mestres e mestras

por José Jorge de Carvalho

UnB – INCTi

“Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e de pesquisa”

O texto defende a inclusão dos mestres e mestras dos Saberes Tradicionais nas universidades, com o objetivo principal de descolonizar o formato, a epistemologia e as metodologias de ensino e pesquisa no espaço acadêmico. José Jorge de Carvalho caracteriza o que é o próprio da mestria desses intelectuais dos povos afro-brasileiros e indígenas, e reivindica a importância epistêmica e política de se conceder a eles o título de Notório Saber.

“Podemos denominar o modelo atual, caracterizado por docentes eurocêntricos ensinando saberes indígenas, afro-brasileiros e populares tradicionais, como uma inclusão epistêmica parcial, porque admite incluir os saberes tradicionais no ensino superior, porém exclui aqueles que são considerados pelas comunidades tradicionais como os verdadeiros mestres desses saberes. Independente da qualidade dos estudos realizados pelos pesquisadores de formação eurocêntrica, os mestres e mestras dos saberes não-ocidentais aparecem, em geral, apenas como informantes, nativos, colaboradores ou parceiros dos docentes universitários que se colocam como autoridades para transmitirem aos alunos esses saberes”.

Neste momento de muitos retrocessos nas políticas públicas para a educação, e especialmente em relação aos povos tradicionais – indígenas e quilombolas –, a inclusão dos mestres e mestras dos Saberes Tradicionais como professores e pesquisadores no ensino superior é vital para imaginarmos outro modelo de universidade, feita da diversidade de epistemes, línguas, modos de viver e ser.

José Jorge de Carvalho é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão do Ensino Superior e de Pesquisa e professor de Antropologia da Universidade Federal de Brasília.

Acesse o texto integral

Veja também o retrato que gravamos com ele: