por Joelson Ferreira de Oliveira

É com enorme alegria que publicamos, em parceria com a Editora Chão da Feira, a transcrição da aula oferecida pelo Mestre Joelson Ferreira de Oliveira, na disciplina Políticas da Terra, em nosso programa. Essa é a primeira de uma série de publicações que planejamos fazer em parceria com a Editora Chão da Feira, a partir da disciplina Políticas da Terra.

A luta dos povos originários, a sua relação com a terra, as possibilidades de futuro, a organização social – Joelson atravessa todas estas questões, cruzando a profundidade da sua experiência e observação com a agilidade e a generosidade de seu pensamento.

“Tudo o que a gente está fazendo tem uma longa história. Os povos originários estão aqui nessa terra há mais de dez mil anos. Nós estamos dando continuidade ao que fizeram nossos antepassados. Nada melhor do que honrar nossos antepassados, cuidar do que nos ensinaram para que possamos construir uma nova e futura sociedade. Se não temos passado, não temos presente e, não tendo presente, não teremos futuro. Nós começamos a entender que nossa luta vem da luta histórica dos povos originários. Sem a discussão da terra e do território, não é possível trabalhar a agroecologia.”


Acesse o texto