Dando continuidade à nossa série de videoaulas, apresentamos a seguir a aula oferecida pelos mestres Tupinambá na disciplina “Políticas da Terra” no segundo semestre de 2018:


Lideranças Tupinambá da Serra do Padeiro, Bahia

videoaula

Políticas da Terra

Ementa e programa da disciplina:

Submetidos a processos históricos de expropriação, etnocídio e genocídio, os povos indígenas e comunidades afrodescendentes (quilombolas e dos terreiros de axé) são justamente aqueles que de modo mais contundente têm respondido aos impasses políticos em escala local e global. Em amplas mobilizações, seja pela retomada e demarcação de suas terras, seja pela afirmação de seus direitos político-religiosos (crescentemente ameaçados pela conivência do Estado com o avanço do extrativismo, do agronegócio e dos discursos de intolerância), grupos indígenas e afrodescendentes valem-se dos saberes tradicionais para elaborar renovadas estratégias político-midiáticas; produzem práticas e discursos que apontam para alternativas de vida comum baseadas, não na mercadoria ou na propriedade, mas na aliança com outros povos, com a floresta, seus animais e espíritos.

O Curso teve cinco módulos, distribuídos entre as mestras e mestres, e contou também com encontros em outros espaços (ocupações, quilombos, comunidades e terreiros).

Houve também um Seminário de Pós-Graduação com cinco encontros com mestres e mestras convidados pelo Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, além da abertura e do encerramento.

Mestras e Mestres Convidados
I. Cacique Babau (Rosivaldo Ferreira da Silva), Maria da Glória de Jesus e Glicéria Jesus da Silva
Lideranças tupinambá da Serra do Padeiro, BA

II. Dona Teresa Amarília Flores
Rezadora, agricultora, cantora e conhecedora dos saberes do povo Guarani-Kaiowa, MS

III. Dona Maria Luzia Sidônio
Zeladora da memória do Quilombo dos Luízes, em Belo Horizonte, idealizadora da Federação Quilombola de Minas Gerais – N’GOLO

IV. Joelson Ferreira de Oliveira
Liderança do Assentamento Terra Vista, em Arataca, BA, e da Teia dos Povos

V. Makota Valdina
Liderança do terreiro Nzo Onimboya, Salvador, BA

Categories: blog videoaula