CHAMANDO O MATO DE VOLTA

Mestres dos Terreiros e do Rosário dão aula na UFMG

Makota Valdina (terreiro Nzo Onimboya, Salvador), Pedrina de Lourdes Santos (Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Oliveira) e Pai Ricardo de Moura (Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, BH) oferecerão o curso “Saberes Tradicionais – Cosmociências: Chamando o mato de volta”, aberto a alunxs de todos os cursos de Graduação e também aos integrantes das comunidades de terreiro.

Ementa: A partir dos saberes dos povos de terreiro na sua relação com as plantas e com o meio ambiente, em diálogo com pesquisadores da botânica, da etno-ecologia e das artes visuais, o curso pretende – numa etapa inicial – reconhecer e identificar as espécies da mata da Estação Ecológica da UFMG para, em seguida, criar um jardim de folhas de santo e promover a disseminação de mudas entre as comunidades de terreiro de Belo Horizonte e arredores. Para a catalogação das espécies serão utilizados os meios expressivos do desenho, da fotografia e do vídeo.

Início: 10 de abril de 2019
Horário: quartas e sextas, de 14h às 17:30h
Local: Estação Ecológica da UFMG

Professores parceiros: Maria Auxiliadora Drumond (ICB), João Renato Stehmann (ICB), Wagner Leite Viana (Belas Artes) e César Guimarães (FAFICH).

Matrícula
Para alunxs, nos dias 25 e 26 de fevereiro, pelo Sistema SIGA da UFMG, na modalidade Formação Livre
Código: UNI053
Carga horária: 60 h

Para os integrantes das comunidades de terreiro haverá uma lista on-line no site do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais. Será oferecido um Certificado de Curso de Extensão pela UFMG.