Terra Índigena Panambizinho Guarani-Kaiowa, Bioma Cerrado e Pantanal – MS
Roseli Concianza Jorge
Nasceu no dia 08 de janeiro de 1960, na Terra Indígena Panambizinho. É filha de Arda Concianza e Adão Jorge Galeano, neta de Lauro Concianza e Dorícia Pedro e bisneta de Ramonita Pedro e Pa’i Chiquito, fundador da comunidade de Panambizinho. Casou-se com Waldomiro Aquino, neto de Paulito Aquino, em 1973, com quem teve sete filhos: Silvinho, Rose, Valdineia, Joelma, Josiane, Giovani e Sandro. Roseli é atualmente a pessoa mais engajada na promoção dos cantos rituais na Terra Indígena Panambizinho. Ela é uma das principais conhecedoras do ñevanga, ritual terapêutico baseado totalmente em palavras.
“Este ritual tem muito valor para as pessoas que entendem a cultura kaiowá. Agora sobre a influência dos novos profissionais da saúde que não conhecem a
cultura kaiowá, já são poucos os que confiam nela e nas demais terapias tradicionais”, queixa-se Roseli, que é uma estudiosa da reza longa se prepara-se para dirigir a reza no futuro. Ela é a principal herdeira de sua mãe, Arda e de seus avós, Lauro e Dorísia, e de seus bisavós, Ramonita e Pa’i Chiquito. Não frequentou a escola dos não indígenas, mas sim a escola dos saberes kaiowá, onde é uma excelente estudante. Ela e seu esposo são conhecidos pelo seu engajamento no âmbito da vida social e ritual. Roseli participou de diversas colaborações com acadêmicos, dentre elas, o Dicionário Kaiowá organizado por Graciela Chamorro, no qual atuou como fonte de pesquisa e tradutora do kaiowá para o português. Em suas palavras, o dicionário kaiowá “é uma herança que as gerações mais antigas estão deixando para as gerações mais novas, sendo uma necessidade contemporânea que acompanha a introdução da escrita, da leitura, da pesquisa acadêmica nas comunidades. Por indicação da mestra, biografia adaptada de CHAMORRO, Graciela. Dicionário Kaiowá. Belo Horizonte, Editora Javali, 2022.