Comunidade de Nogueira, AM
Disciplinas
Artes e ofícios dos saberes tradicionais, módulo “A dinâmica das Manivas do Médio Solimões” (disciplina piloto em 2014)
Seminário Encontro de Saberes: conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos (disciplina piloto oferecida para a pós-graduação em 2014)
Dona Maria Eugênia mora em Nogueira, comunidade de terra firme na região do Médio Solimões, Amazonas. É mestra na arte de cultivar roçados, com o conhecimento de uma vida inteira plantando muitas qualidades de mandioca. Nasceu em 1947 na cidade de Alvarães, a meio caminho entre Tefé e Nogueira. Nogueira foi importante produtora de farinha, bem como de castanha-do-pará. Durante muitos anos a vida dos moradores era regulada pelos ciclos de produção de castanha e farinha. Depois da construção de uma estrada ligando as duas cidades, a comunidade se voltou para outras atividades de renda, especialmente o assalariamento, o pequeno comércio e a condução do moto taxi. Com isso, o grande saber agrícola não está sendo passado para os jovens. A participação de Margarida e Maria Eugênia no Encontro de Saberes da UFMG em 2014 teve uma grande repercussão local. Para além do reconhecimento nacional, o fato das duas terem sido chamadas para ensinar em uma universidade do sudeste causou surpresa e assim ajudou a trazer de volta o orgulho de um saber milenar.
Margá e Eugênia, como são conhecidas, aprenderam a arte do cultivo de roça com os antigos. Nogueira foi uma aldeia de missionários e foi habitada por indígenas de várias etnias. Guardou até recentemente várias tradições dos antigos, como o plantio do coração da roça e o ritual piá, da primeira colheita de mandioca. Margá e Eugênia são mães, Eugênia é viúva e Margá é casada com José. Filhos de ambas são professores, mas as duas cursaram as primeiras séries do ensino fundamental. Seu saber foi adquirido na roça e acompanhando os pais nas atividades diárias de cultivo, coleta, pesca e até de caça. Sabem tecer palha, tirar barro, conhecem plantas medicinais e combinam a castanha e a goma para fazer a melhor farinha de tapioca – sequinha, crocante e com pedaços de castanha torrada.
Foto de Gabrieu Augusto de set de filmagens do projeto de extensão Memórias da Capoeira…
Matrículas para duas disciplinas da Formação Transversal em Saberes Tradicionais no primeiro semestre de 2025!…
Lançamento do livro Quilombola: Lamento de um Povo Negro da Mestra Maria Luiza Marcelino, pela…
fotos por Pedro Aspahan Serra do Padeiro, BA É com enorme alegria que publicamos hoje…
Neste segundo semestre de 2024, ofereceremos três disciplinas pelo Programa de Formação Transversal em Saberes…
É com alegria que anunciamos que nosso longa "O Encantar das Folhas" (dir. César Guimarães…