Comunidade dos Arturos, Contagem, MG

Disciplinas
* Artes e ofícios dos saberes tradicionais, Módulo Cantos afro-brasileiros: brincando e resistindo na tradição (disciplina piloto em 2014)
* Seminário Encontro de Saberes: conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos (disciplina piloto oferecida para a pós-graduação em 2014)
* Ingira de Ingoma: Africanias (2015.1)

Nascido na Comunidade dos Arturos, em Contagem, Minas Gerais, José Bonifácio da Luz, o Bengala, é neto de Arthur Camilo Silvério, seu fundador. Atua como Mestre da Guarda de Congo nos festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, além de ser uma liderança, na Comunidade, na orientação de crianças e jovens nos preceitos e normas das tradições. Participa ativamente do ciclo anual do Reinado – tanto nas festas da Comunidade, quanto nas de outros grupos da região – como também das outras práticas culturais mantidas pelo grupo familiar, como a festa de capina, o batuque, e a folia de Reis. Bengala tem o ensino fundamental incompleto, e realizou curso de paisagismo, tendo trabalhado na área de jardinagem, na Prefeitura Municipal de Contagem, até sua aposentadoria. Foi Presidente, por três mandatos, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Contagem, da qual é hoje seu Vice-Presidente. Participou de reuniões culturais a convite da Prefeitura Municipal de Contagem, e vem proferindo palestras e ministrando cursos e oficinas em torno dos saberes tradicionais da Comunidade, em vários eventos e fóruns acadêmicos regionais, nacionais e internacionais, como o V Festival Internacional Ollin Kan Tlalpan das Culturas de Resistência, na Cidade do México, em 2008 e o Encontro Internacional de Etnomusicologia: Músicas Africanas e Indígenas no Brasil, promovido pela UFMG em 2000. Atuou também como mestre em oficinas no Festival de Inverno da UFMG entre 2012 e 2014. Coordenou, juntamente com Glaura Lucas, a confecção do CD-livro Cantando e Reinando com os Arturos (2006), construído coletivamente por membros da Comunidade, através do Concurso Público de Fomento às Expressões das Culturas Populares (Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura).

Categories: mestras e mestres