Imagem: Os Maxakali visitam o Assentamento Terra Vista, em Arataca, Bahia, em maio de 2022.
Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

A Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG oferecerá três cursos neste semestre. A matrícula deve ser feita pelo Sistema SIGA da UFMG, nos dias 29 e 30 de agosto. Confiram todos os detalhes:

1) UNI209 – Saberes Tradicionais: Artes e Poéticas Ancestrais – Capoeiragem e memória nas Gerais

Carga horária: 60h

Período: de 06 de setembro a 20 de dezembro de 2022

Dia e horário: Terça-feira, de 19h às 22h:35

Ementa: Os Mestres Dunga (Amadeu Martins), do Núcleo de Desenvolvimento Sócio-cultural da Capoeira de Rua do Brasil (NUCAP-BR); Jurandir (Jurandir Francisco do Nascimento), da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA); Primo (Edson Moreira da Silva), do Grupo Iúna de Capoeira Angola,  e Mão Branca (William Douglas Guimarães), do grupo Capoeira Gerais apresentarão a memória da prática da capoeira em Belo Horizonte, contemplando suas ritualidades, musicalidades e performances de corporalidade negra. Este processo permitirá a produção e circulação de registros sobre a história da capoeira na cidade e seus vínculos e tensões com a tradição e a contemporaneidade.

Mestres capoeiristas convidados
Dunga (Amadeu Martins)
Jurandir (Jurandir Francisco do Nascimento)
Primo(Edson Moreira da Silva)
Mão Branca(William Douglas Guimarães) e Índia Itatiaia (Tânia Mara dos Santos Borges)

Professora parceira:
Maria Aparecida Moura (Escola de Ciência da Informação)

2) UNI 053 – Cosmociências: Saberes e Fazeres da Terra

Carga horária: 60h

Período: De 13 a 27 de outubro, incluindo, de maneira concentrada, as atividades  (debates, rodas de conversa, oficinas e exibição de filmes) realizadas durante a Semana do Conhecimento, de 17 a 21 de outubro.

Dia e horário: quinta-feira,  de 13:50 às 17:50

Ementa: Durante a Semana do Conhecimento, de 17 a 21 de outubro de 2022, vários mestres e mestras de saberes das tradições indígenas e afro-brasileiras estarão na UFMG para receberem o título de Doutor/a por Notório Saber. Na ocasião, participarão de uma série de atividades (rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, exibições comentadas de filmes, exposições, etc), em uma diversidade de temas (a luta pela terra e o território; a relação com a mata e os rios;  o cuidado com as sementes crioulas; as imagens e os cantos; o sonho dos ancestrais; os jovens e a proposta de uma universidade aberta aos saberes populares e tradicionais).

A disciplina Cosmociências: Saberes e Fazeres da Terra será realizada junto a essas atividades: os alunos devem estar disponíveis durante a Semana do Conhecimento, entre 17 e 21 de outubro, para participar de, ao menos, seis atividades da programação com as mestras e mestres. Para acompanhar, escutar, relatar e contribuir para as atividades propostas, a turma será dividida em grupos de trabalho, reunidos por temáticas ou por tarefas concretas. Além disso, teremos duas aulas especiais: a de abertura, no dia 13 de outubro, e a de encerramento, no dia 27 de outubro.

Professores parceiros: André Brasil (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas);César Guimarães (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas);Renata Marquez (Escola de Arquitetura e Design)

Mestras e Mestres convidados
Cacique Babau  – Serra do Padeiro, BA
Cacique Nailton Pataxó  – Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguassu, BA
Dirceu Pereira – Justinópolis, MG
Isael Maxakali  – Aldeia Duas Lagoas, MG
Japira Pataxó  – Aldeia Novos Guerreiros – Porto Seguro, BA
Joelson Ferreira de Souza  – Assentamento Terra Vista – Arataca, BA
José Bonifácio da Luz (Bengala) – Contagem, MG
Primo (Edson Moreira da Silva)  – Belo Horizonte, MG
Mametu Kitaloyá – Belo Horizonte, MG
Maria Muniz – Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguassu, BA
Sueli Maxakali  – Aldeia Duas Lagoas, MG
Valdemar Xakriabá – São João das Missões, MG

3) UNI 050 – Saberes Tradicionais: Artes e Ofícios – Arquitetura, cerâmica e culinária Xacriabá

Carga horária: 90h

Ementa: A disciplina, de formato especial, concentrada, será realizada no Território Xacriabá, no município de São João das Missões (MG), de 29 de outubro a 6 de novembro de 2022.  Ela envolverá a experimentação pedagógica e epistêmica em torno de saberes construídos e preservados pelas comunidades tradicionais Xacriabá: a arquitetura com terra e a  “pintura de Toá”; a construção de um forno para queima de cerâmica e mais as práticas tradicionais das roças e da cozinha (com os frutos da Caatinga e do Cerrado).  Essa disciplina reunirá os alunos Xakriabá do FIEI (curso em Formação Intercultural para Educadores Indígenas), da Faculdade de Educação,  e os demais da UFMG.

Período: de 29 de outubro a 6 de novembro de 2022, no Território Xacriabá, em São João das Missões (MG). Além disso, haverá mais duas aulas especiais: uma, preparatória, no dia 24 de outubro; e outra no dia 8 de novembro, para a  apresentação de trabalhos e avaliação das práticas realizadas no Território Xakriabá.

Dia e horário: Terça-feira, de 13h:50 às 17h:50

Mestras e mestres Xakriabá
Vanginei Leite Silva (cerâmica e construção do forno de queima)
Telvina Moura Bezerra Alkimim (arquitetura de terra  e pintura de toá) 
Senhorinha Dias de Sousa Franco e Domingas dos Santos Aquino Oliveira (cozinha tradicional Xakriabá)
Nicolau Gonçalves Alquimim (lavoura e extrativismo)

Professores parceiros: Adriano Mattos Corrêa (Escola de Arquitetura e Design);  Ana Maria Rabelo Gomes (Faculdade de Educação); Marcos Vinicius Bortolus (Escola de Engenharia); Margarete Maria de Araujo Silva (Escola de Arquitetura e Design)

Categories: Cursos