Neste primeiro semestre, ofereceremos três disciplinas pelo Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais (uma delas, em parceria com a Formação em Relações Étnico-raciais, História da África e Cultura Afro-brasileira).
As matrículas devem ser feitas nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024 pelo Sistema SIGA da UFMG
(30 h) – Código: UNI 099
Mestra: Mam’etu Odemina
Assistente: Taata Sobodê
Mestra Mam’etu Odemina e Taata Sobodê | Fotos: Pedro Aspahan
Ementa: Alzira Félix dos Santos, Mam’etu Odemina (mestra do Nzó Caxuté, em Valença, BA), apresentará a pedagogia do terreiro a partir dos versos cantados do samba de roda da Água Sumida – o samba dos caboclos – e do uso das folhas sagradas presentes nos saberes e fazeres ancestrais ameríndios e de matriz africana cultuados no Baixo Sul da Bahia.
Período: 11 de abril a 02 de maio
Dias e horário: Terça e quinta, 13h:50 às 17h:50
Carga horaria: 30h (2 créditos)
Professores parceiros:
Janaina Barros Silva Viana (EBA)
Wagner Leite Viana (EBA)
Código – UNI 209
Mestre: Mestre Primo | Edson Moreira da Silva
Assistente: Víctor de Oliveira Santos
Mestre Primo | Foto: Pedro Aspahan
Ementa: A disciplina busca apresentar e resgatar elementos do conhecimento ancestral africano presentes na capoeira Angola e incentivar a preservação das suas tradições orais e ritualísticas, assim como suas expressões culturais. Por meio de itinerâncias entre diferentes grupos de capoeira, ela promoverá encontros e oficinas, incentivando a colaboração entre praticantes, estudantes, mestres e comunidade. Ela se organiza em três grupos de atividades: 1) quatro aulas conduzidas por Mestre Primo; 2) um seminário e oficinas com a presença de mestres capoeiristas de diferentes regiões do país; 3) quatro visitas às casas de mestres capoeiristas na grande BH e em Ouro Preto (MG).
Período: 14 de março a 27 de junho
Dias e horário: quinta-feira e sexta-feira – 13h:50 às 17h:50
Carga horaria: 60h | 4 créditos
Professores parceiros:
José Alfredo Oliveira Debortoli (EEFFTO)
Rubens Alves da Silva (FAFICH)
Código UNI 226
Mestre: Seu Badu (Sílvio de Siqueira)
Assistente: Aparecida de Siqueira
Mestre Seu Badu e Aparecida | Foto: César Guimarães
Ementa: “Quilombo e aldeia falam a mesma língua. Nós somos o povo mais humilde que tem, que vive com as benças de Nosso Senhor Jesus Cristo e com o suor do rosto. Lutamos pela natureza, pela vida, pela saúde de todo o ser humano. É um povo que tem pouco direito na universidade e da minha geração pra trás não tínhamos direito de escola. Mas a gente estudou com a natureza. A natureza é uma escola, ela é a maior professora. Porque através da natureza eu adquiri um poder de conversar com a nossa mãe terra, com a nossa vegetação, a aprofundar no entendimento das doenças terríveis que aparecem. Eu não me interesso que meu conhecimento fique só pra mim. Eu ainda estou aprendendo. Então tudo que é o pouco conhecimento que eu tiver, eu quero deixar aqui, eu não quero que seja enterrado. Nós que trabalhamos nessa área da defesa da natureza, somos muito atacados, humilhados e às vezes perseguidos e mortos, porque acham que estamos ganhando ou que temos um poder infinito” – Mestre Badu, 2023). A disciplina terá 3 encontros mensais em 3 sábados (de manhã e de tarde), no quilombo Mato do Tição (Jaboticatubas-MG), com foco em vivências no território e no aprendizado concreto da ciência e tecnologia praticada por Seu Badu como agricultor, raizeiro-homeopata e profundo conhecedor de plantas nativas, além de uma escuta de suas reflexões filosóficas e históricas.
Período e horário: 08h:20 às 17h:50, aos sábados, no quilombo do Mato do Tição com 1 encontro a cada mês: em abril, maio e junho.
Carga horaria: 30h | 2 créditos
Professores parceiros:
Luciana Oliveira (FAFICH)
Rodrigo Ednilson de Jesus (FAE)
Foto de Gabrieu Augusto de set de filmagens do projeto de extensão Memórias da Capoeira…
Matrículas para duas disciplinas da Formação Transversal em Saberes Tradicionais no primeiro semestre de 2025!…
Lançamento do livro Quilombola: Lamento de um Povo Negro da Mestra Maria Luiza Marcelino, pela…
fotos por Pedro Aspahan Serra do Padeiro, BA É com enorme alegria que publicamos hoje…
Neste segundo semestre de 2024, ofereceremos três disciplinas pelo Programa de Formação Transversal em Saberes…
É com alegria que anunciamos que nosso longa "O Encantar das Folhas" (dir. César Guimarães…