Lançamento do livro Quilombola: Lamento de um Povo Negro da Mestra Maria Luiza Marcelino, pela editora da Teia dos Povos.
É com muita alegria e entusiasmo que a editotra da Teia dos Povos em parceiria com a PNAC Edições Ltda convida a todas, todos e todes para o lançamento da 2 edição do livro da Mestra Quilombola Maria Luiza Marcelino: Quilombola: Lamento de um Povo Negro.
O livro foi lançado por Maria Luiza Marcelino em edição de autora em 2015. A primeira edição logo se esgotou, dada tanto a relevância de seu conteúdo histórico quanto o esforço da autora em constituir um espaço de expressão autônomo e autodefinido. O livro narra as história de cinco gerações de mulheres quilombolas e umbandistas, traçando um panorama de sua luta contra-colonial e dos lugares onde viveram e dos quais foram reiteradamente expulsas, configurando o território quilombola de Namastê, reconhecido pela Fundação Palmares em 19/11/2009.
Maria Luiza Marcelino é mestra dos pontos cantados da umbanda, liderança do Quilombo Namastê (Ubá, MG) e zeladora de umbanda do Centro Espírita Caboclo Pena Branca, em Ubá, Minas Gerais.
Em 2024, fruto de uma parceria entre a pesquisadora Luciana de Oliveira (Formação Transversal em Saberes Tradicionais/UFMG), por meio do projeto de extensão “Ancestralidade oralidade imagem escrita: ação editorial junto com o Quilombo Namastê/Ubá-MG”, o artista Paulo Nazareth e a editora da Teia dos Povos, o livro ganha sua segunda edição, revista e ampliada, e será lançado no Conservatório da UFMG no dia 21/11/2024, às 17h com a presença da autora e da comunidade do Quilombo Namastê e do Centro Espírita Caboclo Pena Branca.
Veja também o retrato que realizamos com a mestra